top of page

(62) 3337-1639

Floresta plantada de eucalipto gera rentabilidade de forma sustentável!

  • Foto do escritor: Bruno César S de Souza
    Bruno César S de Souza
  • 16 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Produtos renováveis são a tendência dos próximos anos. Conhecida como economia verde, esses produtos são originados no setor de florestas plantadas e estão ganhando espaço na indústria e no dia a dia das pessoas. A madeira do eucalipto, por exemplo, é matéria-prima para produção de celulose, que é usada na produção de diversos produtos como papéis, embalagens, e outras infinidade de aplicações tais como indústria têxtil (viscose), alimentícia, farmacêutica e cosméticos.

No Brasil, segundo a Indústria Brasileira de Árvores - Ibá, 7,83 milhões de hectares de árvores plantadas beneficiaram cerca de 25 mil pessoas envolvidas nos projetos de fomento e parcerias florestais.

ree

A multinacional Bracell está ampliando a sua capacidade de produção e, com a nova fábrica em funcionamento, a Bracell (unidades São Paulo e Bahia) vai se tornar a maior fábrica de celulose solúvel do mundo. Toda a produção utilizará madeira de reflorestamento do eucalipto como matéria-prima, movimentando a economia por meio destas parcerias florestais, contribuindo com o meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades ao redor.

O setor de árvores plantadas é um dos principais segmentos da economia brasileira. Em 2018 foram gerados 3,8 milhões de postos de trabalhos diretos, indiretos e resultantes do efeito renda da atividade de base florestal. Ainda de acordo com dados do Ibá, o setor brasileiro de árvores plantadas apresentou crescimento de 13,1% em 2018 com relação ao ano anterior. O setor representa 6,9% do PIB Industrial do Brasil. A cada dia, as pesquisas ampliam o número de produtos que têm como origem as florestas plantadas de eucalipto. É a floresta plantada gerando valor, emprego, movimentando a economia, contribuindo com o meio ambiente, proporcionando bem-estar e cultura às comunidades. (Adaptado Bracell São Paulo, 2020)


 
 
 

Comentários


© 2023 Viveiro Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados

  • White Facebook Icon
bottom of page